terça-feira, 23 de junho de 2009

S. MARTINHO DE ÁRVORE NA C.M. DE COIMBRA

















Fotos: Virgílio Neves



Implantado na província da Beira Litoral, distrito e concelho de Coimbra, o lugar e freguesia de São Martinho de Árvore situa-se no coração do baixo Mondego, a uma dúzia de km da cidade de Coimbra.
Outrora essencialmente agrícola e piscatória, hoje predomina o comércio e serviços. A actividade agrícola existente nos campos do Mondego resume-se à cultura do milho, alguma batata para fins industriais e pouco mais. No monte cultiva-se a vinha, a batata, o azeite e outros para consumo próprio, existe ainda alguma pastorícia. O artesanato, quase desapareceu a latoaria, a cestaria, as redes de pesca, os ferreiros, etc.

Com uma população de cerca de mil habitantes, S. Martinho conta com três festas anuais e outros eventos que merecem algum destaque.
Referimos a festa de Maio, a “Festa da Flor”, festa da responsabilidade do "Grupo Sócio - Cultural e Desportivo de S. Martinho de Árvore", com carácter essencialmente cultural. Sendo a mais recente, desde inicio que é muito acarinhada pela população, notando-se de ano para ano uma crescente adesão e participação por parte da população local e vizinha.

Fonte: http://gesmarvore.blogspot.com

Sem comentários: