sexta-feira, 13 de junho de 2008

MARCHAS DE LISBOA

As marchas dos "berrantes" e desafinados.

De todas as marchas que desfilaram na Avenida da Liberdade, na noite de Santo António (12/06/08), foi difícil verificar quem cantou sem desafinar, ou melhor a maioria dos marchantes não cantou, mas sim "berrou", senão vejam as gravações e reportagem da SIC. Se tivesse que escolher a marcha que mais desafinou e berrou seria uma escolha difícil, pois a maioria não sabia cantar, desafinando em demasia.
Acho importante uma marcha saber cantar e estarem os seus elementos bem ensaiados, para que não se assista a um espectáculo degradante e de fraco nível em matéria de canto.
As marchas estiveram muito bem em termos de cor, apresentação, criatividade, bem como ao nível do vestuário, balões e algumas danças. Todavia, quanto ao cantar denotaram, a maioria das marchas, não terem feito o “trabalho de casa”. A sua actuação é motivo de chacota, porque uma actuação vale por um todo, e cantar é coisa que a maioria das marchas não sabe fazer. Há que melhorar. Sei que nem todos os marchantes podem ter boa voz e bom ouvido para a música, mas podiam fazer um esforço e ensaiar as músicas da mesma forma que ensaiam as danças. Já agora poderia estar á frente dos ensaios alguém que perceba de música. Por favor, não castiguem mais os nossos ouvidos. Esta triste cena repete-se ano após ano.
Senhores dirigentes das marchas dos vários Bairros de Lisboa tentem melhorar para o ano, o Santo António ia gostar muito desta mudança.
Viva Lisboa, Vivam as Festas Populares.

Esta marcha foi uma das que menos desafinou, imaginem as outras.

Sem comentários: