sábado, 14 de junho de 2008

TRATADO DE LISBOA – O NÃO DOS IRLANDESES


Se o Tratado de Lisboa tem a “ cara do Sr. 1º. Ministro José Sócrates “ como é que o povo Irlandês ia dizer sim a uma pessoa que durante a campanha eleitoral (portuguesa) disse e prometeu uma coisa e quando foi para o “ poder” fez outra? José Sócrates mentiu ao povo português.
Como podem os Irlandeses acreditar numa pessoa que mente às suas gentes, ao seu povo? Este Tratado põe em causa a sua carreira política, segundo ele ( José Sócrates ), mas em caso de desemprego, e é muito neste país ( Portugal), sempre haverá uma solução que poderá passar por um lugar na Caixa Geral de Depósitos, num Banco privado, EDP, GALP, etc. Não haverá problema, tenho a certeza, pois foi uma regra instituída, ao longo dos anos, para muitos políticos deste país.
Ao contrário da maioria dos portugueses, os Irlandeses são pessoas cultas e não se deixam enganar com facilidade. Poderão vir, os Irlandeses, a assinar este Tratado de Lisboa, mas terá a União Europeia, uma vez mais, que ceder e dar-lhes contrapartidas.
E para Portugal? Fica o nome de Lisboa associado ao Tratado, que é muito bom e nos enche a todos de orgulho, mas infelizmente não nos paga a renda da casa, a água, a luz, os bens essenciais em geral ( cada vez mais caros), não nos dá mais segurança, mais saúde. Portugal é um dos países que tem os combustiveis mais caros do mundo, taxas de juros e desemprego altíssimas e salários de miséria, entre outras desgraças.
A nossa Selecção ganha (e eu gosto que ganhe) e todos se esquecem de como está este pobre país. Cuidado com estas polítcas de globalização, poderemos caminhar para a bipolarização social, de um lados os ricos, que tudo detêm e do outro os pobres, que nada têm, nada lhes resta.
É por isto, e muito mais, que compreendo a posição de Manuel Alegre, dentro do seu próprio Partido.

Assim vai Portugal, assim vai a Europa, assim vai o Mundo.

Sem comentários: